Sobre Anora e o Brasil
Tirando o título pedante, eu juro que não sou pedante.
Vou ser sincero e colocar minha carteira de crítico de cinema (não atuo como faz uns 12 anos) e dizer que "Anora" é um filme muito bom mas ao mesmo tempo muito comum. Vale pela atuação da Mikey Madison que é realmente muito boa para o que o filme se propõe. Mas ela não é melhor que a Demi Moore e empata com a atuação da Fernanda Torres e da Cynthia Erivo.
O Sean Baker não merecia nenhum dos Óscares dele? Acho que não é pra tanto, mas, desse ciclo, o melhor filme segue sendo "Conclave" e a melhor atriz segue sendo a Demi Moore.
Contudo, esse é o tipo de filme que engaja. A Mikey Madison venceu o BAFTA ainda, mostrando que era uma tendência de premiação dela. Sendo sincero, o mais inconsistente é o Sean Baker vencer diretor e roteiro original, porque ambos tinham pessoas que, nesse ciclo, fizeram trabalhos melhores. Esses dois prêmios não terem ido para a Coralie Fargeat são duas coisas bem absurdas pra mim. E o Jacques Audiard estava na vaga que deveria ser do Walter Sales. Assim como Oscar de melhor ator não ter icado com o Colman Domingo ou com o Ralph Fiennes, ambos melhores nos seus papeis do que o Adrien Brody. Ainda na questão do ator, tinha o Timothée Chalamet muito bem (e que venceu o SAG), mesmo que o BAFTA também tenha sido do Adrien Brody.
E finalmente, pra mim a maior injustiça com o "Ainda Estou Aqui" é não ter sido sequer indicado como roteiro adaptado e direção. Walter Salles foi bom na sua direção (embora "Central do Brasil" seja um filme mais bem executado do que o último em termos de atuação, montagem, fotografia e roteiro) e o roteiro foi adaptado de forma muito boa pelo Murilo Hauser. Não sei se poderia concorrer com "Conclave", mas estar entre os 5 era quase uma obrigação.